Depois da sessão ranhosa de ontem à noite, com o raças do stream sempre a travar e o som um tanto empastelado (o mais difícil de conseguir acompanhar nesta série), tenho de admitir que o terceiro episódio veio salvar a honra do convento – ou da 3ª temporada – depois de um início bastante tremido e de um intermédio um tanto duvidoso. Apesar das falhas no argumento, evidentemente (yep, eu sou uma chata), o último episódio conseguiu unificar a temporada, ligar pontas e rematar em beleza. Mesmo com um final fraquito e tudo, mas pronto (exacto: uma chata).
Finalmente tivemos um episódio carregadinho de jogos, de investigação e de puxões no tapete, com bastantes momentos óptimos em termos de história, de realização e de fotografia.
Apreciei sobretudo a grande quantidade de cenas com espelhos e reflexos repetidos, ou mesmo as filmagens através de vidros, que reforçam a ideia da narrativa em camadas e das várias facetas de cada personagem.
Há espelhos por todo o lado.
E vidros, montes de vidros - os edifícios do Magnussen têm paredes de vidro e o do MI6 pelos vistos também; o que é curioso, porque a transparência não será o ponto forte de nenhum deles.
Usaram e abusaram dos reflexos. Isto é só uma pequena amostra. Achei bem pensado, mas às tantas quase se torna demasiado repetitivo (pun intended).
E daí, por acaso as cenas estão um bocadinho mal feitas, porque se topa bem que a Molly nem lhe toca:
Daí que ache muito estranho que ainda pouca gente tenha falado no facto de a Mary Morstan ter sido descaradamente fundida com o Sebastian Moran. Aliás, os apelidos são tão parecidos que as personagens quase estavam a pedi-las. Ou seja, este lorde Moran que apareceu no Empty Hearse foi só para despistar:
Típico.O Gatiss e o Moffat partem-se a rir à nossa custa, de certeza.
Aqui, temos a Mary a ser identificada com a própria casa vazia, a cena do manequim como engodo transposta para um John às escuras com o cabelo em pé, e o facto de ela ser uma ex-agente da CIA com uma pontaria do caraças.
Isto corresponde à caracterização do Moran: um ex-militar que se extraviou, atirador de elite, que se instala numa casa vazia para matar o Sherlock, mas é enganado por uma silhueta. Para corresponder em tudo, só falta portanto ficarmos a saber que a Mary era o tal braço direito do Moriarty.
Assim de repente, parece-me quase uma certeza. Lembram-se de o Sherlock ter dito que a letra do bilhete do Moriarty era de uma mulher, no Reichenbach? Já sabíamos portanto que o bandidão tinha uma cúmplice. Na altura, houve até quem suspeitasse da tontinha da Kitty. Mas não. A cúmplice era a Mary.
Isto também explica porque é que ela acha que o John nunca lhe vai perdoar se ler os ficheiros sobre ela.
Infelizmente, também tenho quase a certeza de que os sacanas dos argumentistas vão deixar isto tudo a pairar outra vez, sem darem mais explicações ao pessoal – quem entender, entendeu, quem não entendeu que se lixe. São meninos para isso.
Já agora, só mais um alvitre: como é que a Mary conheceu o John? Por coincidência, uma antiga assassina resolve mudar de vida e começa a trabalhar como assistente dele? Ná.
A primeira vez que ela o viu foi através da mira telescópica da espingarda, digo eu. Na piscina, por exemplo. E depois, reparem que ela parece compreender o Sherlock e a relação dele com o John melhor do que ninguém. Porque já os conhecia de outros carnavais, do tempo em que o Moriarty andava a segui-los e a analisá-los, ora bem.
E eu, que já tinha prometido a mim mesma que não voltava a meter-me em teorias porque depois aqueles cabrões não explicam nada e eu fico toda frustrada, cá estou a dar-lhe outra vez. Isto é masoquismo, só pode.
O mau da fita desta vez é completamente execrável. A cena em que ele bate na cara do John foi das coisas mais incómodas que já vi.
É tão desagradável e humilhante, que admira como é que ele consegue conter as ganas de ir às fuças ao Magnussen. Até porque o John, como vimos, é um BAMF encartado.
A limpeza com que ele arruma o Billy (eheheheh):
E já agora, a limpeza com que o Sherlock arruma o Mycroft:
Estes dois tiveram aulas de defesa pessoal, nitidamente (ok, um era militar, mas o outro teve de aprender à conta dele).
As cenas em casa dos pais foram uma delícia, com o John a reatar com a Mary, o Mycroft a confessar que adora o irmão e toda aquela atmosfera doméstica e natalícia. Os gifs da cena dos dois irmãos a fumar devem ser dos que mais se multiplicaram pelo tumbas ontem à noite:
e que o rapaz se chama William Sherlock, o que até funciona bastante bem e mostra que afinal os papás não eram assim tão excêntricos a darem nomes aos filhinhos.
realmente não teria lá muito impacto... |
Na parte do Moriarty, ficámos a saber que ele vive na masmorra do tal palácio mental que já conhecemos, devidamente acorrentado e de camisa de forças, mas que é ao seu exemplo que o Sherlock recorre para a questão do auto-controlo numa situação terminal.
Uma sequência brilhante, que por várias vezes quase me fez saltar da cadeira (porque estava demasiado perto do monitor, só por isso).
Mas agora vêm os buracos. Começo pelo facto de o Mycroft ter levado um portátil cheio de segredos de estado para a casa dos pais, que acaba a servir de suporte à travessa das batatas:
Para mais, sabendo que a Mary é uma antiga agente da CIA (e do Moriarty, digo eu) e que também vai lá estar. Mas pelos vistos ele não tem problema nenhum em deixar a maquineta abandonada enquanto vai fumar um cigarrito às escondidas, depois de ter anunciado a importância daquilo com toda a descontracção.
Ok, a maquineta estava protegida, podia ser seguida por GPS e tinha password e tal, mas para um hacker isso é contornável e o facto é que, se o Magnussen tivesse mesmo deitado a mão ao computas, o Mycroft estaria bem arranjado, só vos digo. Não será um graaande buraco no argumento, pronto. Mas é um buraquito.
O buraco realmente grande é o facto de ainda ninguém ter dado um tiro nos cornos do Magnussen. O som do meu stream estava bastante mauzito, como já disse, e reconheço que perdi bastantes palavras da conversa, mas ainda não consegui perceber qual era a protecção dele. O Magnussen conhecia as ligações entre o pessoal e sabia como os pressionar a todos, ok, mas se nem sequer tinha nenhuma prova física, o que é que o protegia de levar um balázio?
A criatura mais nojenta que as mentes diabólicas dos argumentistas já criaram. |
Quanto ao final… bof. É evidente que o Moriarty está mais que morto. A voz nem sequer é a dele e a imagem é uma animação ultra rasca.
Alguém pôs aquilo no ar para criar uma comoção na hora H, mesmo quando o Sherlock ia para uma missão suicida, e fez o avião voltar para trás.
Há várias hipóteses quanto à autoria da gracinha: a Mary, o próprio Sherlock ou mais provavelmente o Mycroft, que teria acesso a todos os canais de televisão, incluindo os ecrãs dos placards publicitários de Londres.
E depois, pelo facto de ele dizer ao Sherlock “espero que tenhas aprendido a lição”. Lição…?
Antes disso, o Mycroft tinha dito que iriam sempre precisar do Sherlock – implicando assim que não se podiam dar ao luxo de o desperdiçar numa missão suicida para o MI6:
Mas pronto, lá ‘tou eu com o raças das teorias.
E agora lá vamos nós outra vez para mais não sei quantos meses de espera, para não perdermos a prática...
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