10.8.12

Diário do Oeste - 41

Ermita às pedrinhas, aproveitando enquanto o progenitor está por aqui de férias.
Manhã na praia do Caniçal, onde acho que ainda só tinha ido na maré vazia, pela areia, que era coisa que aquilo quase não tinha:

O terreno de buscas estava do piorio, próprio para a escorregadela, a exigir equilíbrios e algum cuidado para evitar um banho forçado:

Não foi uma manhã muito proveitosa, mas ainda consegui encontrar um ossito metido num calhau:
 Uma conchinha fossilizada, que deixei lá na mesma, para outro encontrar:


E um calhauzinho bonito, com um círculo de cristais:

Entretanto a maré foi baixando e ainda fui até à fronteira do Caniçal, aos pedregulhos que dão para a praia do Paimogo:

Pelo caminho, fui fotografando uns quantos buraquinhos giros. Vistos de perto, são como pequenos mundos aquáticos, cheios de plantas e de bichinhos vários:

um montinho de lapas submersas

Um graaande prado verde, onde só faltam as vaquinhas... ou antes uma pedra forrada de limos:

 E um bocado de madeira fossilizada debaixo de água:

Quando já vínhamos embora é que finalmente abriu o sol - a madrasta cortou o chapéu ao meu pai, mas ficámos os dois porreiros na photo, oh p'ra nós:

Uma outra manhã na Areia Branca norte, à hora da maré vazia, que é quando fica tudo destapado e se pode espiolhar à vontade, mas que afinal não rendeu quase nada.
O que havia por lá muito era aspirantes a surfistas a treinar, aos pulos pela praia fora, aqui a fazerem bicha para ir ao banho:

Estica estica estica...

Terreno aparentemente óptimo, mas muito pouco frutífero em termos de fósseis. Ou então era eu que estava meia vesga. As rochas no sopé da barreira estavam todas destapadinhas, mesmo a pedi-las, mas não me apareceu nada de assinalável:

Rochas de durezas diferentes metidas umas nas outras - a mais escura vai-se desgastando e soltando a mais clara, esta aqui em feitio de garrafão:

E de vez em quando soltam-se seixos redondinhos como este:

 Ou então formam aglomerados de bolinhas com feitios bizarros:

Cratera de rocha escura metida na rocha clara e cheia de seixos lá dentro, tipo batatinhas no tacho:

Um calhau giro, mas demasiado matulão para se conseguir acartar:

Colónia de lapas a trabalhar para o bronze:

Efeitos de água a escorrer pela areia fora, em ondas de espuma sólida.

Sempre gostei de anéis grandes, mas este não dava mesmo jeitinho nenhum:

Um calhauzinho cheio de bocados de concha fóssil, que veio acabar a enfeitar a minha varanda:
O chato é que a seco não faz grande contraste; talvez pudesse arranjar um aquário para meter estes calhaus lá dentro, para os poder ver sempre molhados.

E aqui a superfície de uma concha embutida numa rocha:

Praias à parte, mudamos de cenário para o Mercado Medieval de Óbidos. Fui pela primeira vez no ano passado, com a tia atrás, e fiquei fã, embora o meu entusiasmo provavelmente se deva mais ao Olivier, que deve cheirar a cavalo e tudo, do que propriamente ao ambiente. Mas já lá vamos. 
Desta vez agarrei no progenitor e na madrasta e levei-os para a Medieval, já que eles nunca tinham ido a nenhuma. Chegámos lá mesmo à hora de sair o cortejo, com a menina da dança do véu logo a abrir:

Alguns fatos são bastante convincentes, a não ser pelo facto de estarem demasiado limpinhos para a época que pretendem recriar, em que a malta não seria assim lá muito adepta do banho e a roupa não estaria tão lavadinha e engomada nem em dias de festa. No entanto, é de supor que as peças em malha de ferro estivessem sempre impecáveis, porque aquela coisa dava uma trabalheira a fazer e não se podia deixar que ganhasse ferrugem.

Calculo que estes barretes continuem a ser todos feitos à unha, elo a elo, porque não há maquinetas que façam esta malha de empreitada.

E ok, proteger o nariz será sempre aconselhável, mas o raças destes capacetes não deviam deixar ver um boi - a menos que marrasse mesmo de frente.

Pela bandeira, presume-se que estávamos algures entre 1385 e 1485. Pela informação no site do turismo (porque lá ao vivo passou-me completamente ao lado e não percebi), este ano estavam a recriar o casamento do D. Afonso V com a Dona Isabel de Coimbra. E a seguir veio o D. João II, que não tinha tanto olho para o design, e mudou a bandeira outra vez. Mas para o meu gosto esta foi a mais bonita até agora: 

E aqui temos os dois enormes canitos do Olivier, que devem comer mais do que ele:


Logo seguidos pelo dono a cavalo, mais o colega de lutas, aqui numa photo rara porque ele está a sorrir para a assistência:

Porque o estado normal dele é este, completamente dentro da personagem:
"Eu sou muita mau...! Grrrr!"

Aqui já é o cortejo à vinda, quando eles deram a volta e entraram outra vez pelo portão da torre. O alinhamento estava óptimo porque puseram a miúda a rebolar o umbigo mesmo atrás dos frades, todos embiocados para não haver tentações ("não olhes p'a trás, não olhes p'a trás, ai minha nocha chenhora...")

E estes aqui chibam-se todos. São bufos e com muito orgulho.
 Já no ano passado os tinham posto contra um fundo muito fatela para a fotografia, porque eles confundem-se com as pedras. A camuflagem resulta, é um facto, mas um pano preto lá atrás iria destacá-los que era uma beleza. A não ser que eles se sentissem incomodados com isso, claro.



 Mais umas vistas da feira com barraquinhas várias, aqui com as meninas todas à volta dos incensos

e os meninos todos à volta da cerveja, ora pois:
Eu devia ter dito ao progenitor para se chegar mais p'ó lado.

E aqui o cabeça de lata a posar para o retrato:

Do meio do maralhal, mas sem gente à vista:
Um breve alívio para respirar fundo - o truque para aguentar um banho de multidão é fixar um ponto onde não haja ninguém, de preferência um céu aberto para compensar a sensação de aperto.

E a seguir fomos ver o torneio medieval dos Cavaleiros do Tempo, que este ano encenavam uma disputa entre Óbidos e Coimbra. O recinto que lhes arranjaram não comporta a malta toda que vai assistir e há quem vá para lá torrar ao sol por mais de uma hora para garantir lugar. Ainda por cima, pela posição da bancada, só se vê o torneio em contraluz. Péssimo para as photos e pouco confortável para os olhinhos da assistência. Calculo que não haja grandes hipóteses de virem a mudar o recinto, porque não deve haver espaços livres e suficientemente grandes por ali.

E cá temos outra vez o Olivier a fazer cara de mau, aqui para refilar com o pessoal que se foi pôr lá à frente com as pernas penduradas, mesmo a pedir para levar com um cavalo em cima:
Uma vez que não costumo ser lá muito dada a entusiasmos, a não ser quando se trata de calhaus, ervinhas e bicharada, devo explicar que aqui o Olivier é uma excepção porque
- ok, o homem é lindo e pronto;
- faz sempre o papel do mau, e toda a gente sabe que os maus são muito mais interessantes - quando é tudo fita, claro;
- passa a vida a cavalo, de espada em punho, a dar porrada nos colegas; querem emprego mais fixe?

Já estou a imaginar o cartão de visita: "cavaleiro profissional - matam-se dragões, salvam-se donzelas, conquistam-se reinos".

O Olivier a festejar depois de ter dado uma cacetada no estafermo (segundo eles), que eu só conhecia como quintana (o aparelhómetro ali no meio, com um escudo na ponta de um braço giratório):

A malta entra bastante no espírito da coisa e há por lá sempre uns meninos na assistência que desatam a vaiar os "inimigos" numa algazarra do caraças. Por azar, fiquei com duas pitas ao lado que fizeram um chavascal indecente do princípio ao fim, mas como ali na bancada continuávamos no século XXI não lhes pude torcer o pipo. Mais atrás havia um fulano a mandar graçolas e o Olivier aproveitou logo para armar uma grande discussão para dar mais veracidade ao espectáculo:

Porrada neles! E isto tem de estar muito bem coreografado para parecer que é a sério e ninguém ficar com uma orelha a menos:







As photos estão bastante ranhosas, mas foi o que se conseguiu a contraluz e a milhas de distância - para a próxima não me posso esquecer de chegar mais cedo e de me sentar lá mais para o meio, para conseguir ver as lutas de frente.

E aqui entra a polícia - a parte em que eles desatam todos à pêra e tem de vir a guarda para os meter na ordem:

E o melhor que se arranjou dos cavalinhos foi isto - uma photo do progenitor, que estava sentado ao topo do campo e não levava com o sol directamente na máquina. As minhas ficaram todas pretas e pouca coisa se aproveitou.

Excepção para esta, com o Olivier e o cavalo a contraluz, e que ficou esta lindeza dramática:

E agora só mais duas lindezas para terminar:
 As minhas meninas na varanda, com os calhaus que eu trouxe da praia.

E as minhas meninas a deixarem a dona com os cabelos em pé:
Porque estamos num terceiro andar e às vezes elas parecem esquecer-se de que a gravidade é uma coisa lixada.

Sem comentários: